O blog Falando Tech usa cookies de navegação. Ao continuar a navegação, você concorda com o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade.
Blockbit lança o primeiro assistente virtual com Inteligência Artificial que automatiza configurações de Firewall e SD-WAN
Blockbit lança o Blockbit AI, assistente virtual que automatiza configuração de firewall e SD-WAN com IA e ML, usando linguagem natural
Redação
1.738 5 min. de leitura 09/10/2024 às 16h09
A Blockbit, empresa líder em produtos de cibersegurança, anuncia o lançamento do Blockbit AI, primeiro assistente virtual do mercado mundial que automatiza a configuração de firewall e SD-WAN com interações em linguagem natural. A solução utiliza tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) e foi desenvolvida pela Blockbit para simplificar ainda mais a gestão de seus produtos.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
O Blockbit AI permite uma interação direta com o usuário por meio de uma interface que compreende, interpreta e gera respostas em linguagem natural, imitando uma conversa humana. O Blockbit AI executa tarefas reais diretamente nos produtos, agindo como um analista de cibersegurança à disposição 24 horas por dia. Por meio de uma interação simples e natural, as equipes das empresas conversam com o Blockbit AI e solicitam, em tempo real, a realização de configurações, análises e outras ações, que são executadas automaticamente nos produtos.
O objetivo da Blockbit com este lançamento é diminuir o custo operacional de seus clientes por meio da otimização do tempo de profissionais especializados, além de aprimorar a eficácia no uso dos produtos e melhorar ainda mais a experiência dos usuários. Com o Blockbit AI, é possível configurar o firewall ou SD-WAN automaticamente, sem necessariamente conhecer a fundo o produto ou mesmo entender de firewalls. O Blockbit AI tem como missão facilitar a gestão de segurança e criar uma cibersegurança mais acessível ao mercado. Além disso, esta automação busca promover a eliminação de erros, evitando falhas humanas e assegurando configurações mais precisas.
“O Blockbit AI surge como uma resposta estratégica e eficaz para ajudar as empresas automatizarem as configurações de segurança e aprimorar a análise de suas redes, aumentando a produtividade da sua equipe e fortalecendo suas defesas”, afirma Marcos Eurico, Diretor de Suporte da Blockbit. De acordo com o executivo, a previsão é de que a tecnologia reduza em até 50% o custo operacional de clientes, o que representa uma economia significativa de tempo e recursos para as companhias que usam as soluções da Blockbit. A agilidade e a precisão do sistema garantem que as empresas mantenham um ambiente seguro, sem interrupções ou demoras para novas implementações de configurações, e sem a necessidade de intervenções técnicas manuais.
O Blockbit AI está disponível para todos os clientes da empresa e sua utilização ocorre em três etapas: primeiro, o usuário faz a pergunta, realiza uma análise automatizada ou solicita uma ação. Em seguida, o chat confirma com o cliente se aquela ação deve ser realizada. O sistema guia o usuário com as perguntas certas e pode também realizar esse processo de configuração em etapas, garantindo que qualquer mudança seja feita com total controle e segurança. Após a autorização, a configuração é aplicada automaticamente e usuário consegue acompanhar o passo a passo dos ajustes em sua tela.
A solução também realiza uma análise do que foi implementado no ambiente digital, comparando com a configuração anterior para indicar possíveis vulnerabilidades e sugestões do que pode ser feito para melhorias. A possibilidade de visualizar e rastrear todas as ações realizadas pelo assistente virtual da Blockbit oferece uma camada adicional de proteção e responsabilidade, assegurando que as políticas e procedimentos estejam sendo seguidos de forma adequada, transparente e com confiabilidade.
A solução também oferece análises proativas para outras melhorias de segurança cibernética nas empresas. Por exemplo, o usuário pode perguntar: “Como está a saúde da minha rede?” e o Blockbit AI realiza uma varredura em busca de possíveis falhas no ambiente ou erros de configuração. Assim, a solução responde ao questionamento indicando todos os pontos identificados que possam colocar os negócios em risco e recomenda atualizações ou ajustes.
Ao utilizar dados e aprendizado de máquina para entender melhor o comportamento dos usuários e suas necessidades, a solução expande continuamente sua base de conhecimento, aprimorando funcionalidades de acordo com informações reais das organizações. Com isso, a Blockbit também pode seguir acompanhando as tendências do mercado para aperfeiçoar ainda mais as suas ofertas e desenvolver inovações que atendam às demandas das companhias de forma mais eficiente.
A acessibilidade e a facilidade de uso do assistente virtual da Blockbit são fundamentais para atender a um público mais amplo, desde pequenas empresas que podem não ter um departamento de TI dedicado até grandes organizações que buscam otimizar seus processos de segurança. A interface intuitiva e a capacidade de interagir em múltiplos idiomas ampliam o uso do Blockbit AI nas empresas. Isso reduz a dependência de especialistas e empodera os colaboradores a desempenhar um papel mais estratégico na segurança da empresa. Dessa forma, a Blockbit apoia a democratização da cibersegurança no mercado corporativo.
“Acreditamos que o Blockbit AI revolucionará a forma como as empresas lidam com a cibersegurança, além de nos permitir continuar inovando no mercado e aprimorar a jornada dos nossos clientes”, afirma o executivo. Com o lançamento do primeiro chatbot com IA para configuração de firewall e SD-WAN no mundo, a Blockbit reforça seu compromisso com a inovação e eficiência de soluções para segurança cibernética.