Sem código, com inteligência: futuro digital passa pela integração entre no-code e IA

Inovação digital cresce com IA e no-code, democratizando o acesso e impulsionando o desenvolvimento sem a necessidade de programadores

Fabrício Carraro
Fabrício Carraro – Imagem: divulgação / Alura

Nos últimos anos, a inovação digital tem avançado a passos largos, impulsionada por tecnologias emergentes e suas integrações. Entre os destaques dessa revolução estão as ferramentas de desenvolvimento sem código (no-code) e a Inteligência Artificial (IA). Essas tecnologias não apenas estão transformando o cenário digital, mas também democratizando o acesso à inovação. 

Os números evidenciam essa realidade. De acordo com a Outsystems, 69% dos CIOs (Chefe ou Diretor de Tecnologia da Informação) de empresas brasileiras de médio e grande porte utilizam plataformas que reduzem a necessidade de codificação manual (low-code). A McKinsey & Company revela que 72% das organizações usam a IA para gerar impactos significativos e disruptivos em seus negócios. Esses dados não são apenas tendências passageiras; eles refletem uma transformação real e substancial.

Qual é o potencial de combinar o no-code com a IA?

Ferramentas no-code, como o Zapier, permite a criação de aplicativos e soluções digitais sem a necessidade de escrever código. Essas plataformas oferecem interfaces visuais intuitivas que possibilitam a qualquer pessoa, independentemente do conhecimento técnico, desenvolver produtos digitais. 

Imagine, por exemplo, ter o poder de estruturar aplicativos mobile personalizados, automatizar tarefas rotineiras ou integrar diferentes sistemas com muito mais praticidade e rapidez. É isso que essas inovações fazem, não apenas reduzindo barreiras técnicas e financeiras, como também facilitando a entrada de mais profissionais e pequenas empresas no mercado da tecnologia.

Por outro lado, a IA, por meio de algoritmos de Machine Learning, é capaz de processar e interpretar grandes volumes de dados com precisão e velocidade impressionantes. Análises preditivas e automação de processos, antes exclusivas de grandes corporações, agora estão ao alcance de empresas e indivíduos. A IA pode analisar padrões, prever tendências e executar tarefas complexas, ampliando significativamente as possibilidades de inovação.

A IA Generativa acrescenta uma camada a mais a todo esse ambiente. Além de possibilitar a análise de dados existentes, ela promove a criação autônoma de novos insights e conteúdos. Isso inclui a produção de relatórios detalhados, desenvolvimento de conteúdo personalizado em larga escala, elaboração de código e documentação técnica, e até mesmo a apresentação de cenários abrangentes e recomendações fundamentadas para apoiar executivos em decisões estratégicas.

Se individualmente essas tecnologias já mudam paradigmas, juntas esse impacto chega a outro nível. A integração dessas ferramentas promove uma explosão de criatividade e otimização, com soluções digitais mais diversas e inclusivas surgindo em todos os cantos do mundo. É uma verdadeira revolução na democratização da inovação, que traz um futuro repleto de possibilidades.

Tendências e perspectivas

A combinação de no-code e IA potencializa ainda mais os benefícios individuais dessas tecnologias, além de promover uma explosão de criatividade e otimização, resultando em soluções digitais mais variadas e inclusivas. Por exemplo, uma pessoa que não seja desenvolvedora pode criar um site pessoal ou um blog para compartilhar seu portfólio, enquanto um empreendedor pode desenvolver aplicativos personalizados para suas necessidades específicas.

Podemos ainda ir para o outro lado: alguém que quer desenvolver apps para uso próprio. Seja para organizar suas finanças, produzir listas de tarefas, acompanhar hábitos ou criar jogos personalizados, a necessidade e vontade de cada um mostrarão qual será a função dessas ferramentas.

À medida que continuamos a explorar o potencial dessas tecnologias, é possível vislumbrar novos rumos para o mundo digital, sem falar que são excelentes portas para quem deseja mudar de área. A criação de assistentes virtuais avançados, a construção de cidades inteligentes e a personalização extrema de soluções são apenas algumas das possibilidades que se abrem com a evolução dessas tecnologias. 

Se acompanharmos essa evolução de perto e com responsabilidade, não há dúvidas de que a realidade tecnológica beneficiará cada vez mais pessoas e empresas, com um futuro digital mais inclusivo e inovador. E você, como pretende utilizar essas ferramentas para transformar suas ideias em realidade?

*Por Fabrício Carraro, Program Manager da Alura e autor de IA

*Fabrício Carraro, é Program Manager da Alura, o maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil.


Leia também