3 dicas para contratar profissionais de TI

Programadora desenvolvendo uma aplicação
Imagem: DCStudio / Freepik

Alessandra Conti, CHRO e CMO da SIS Consultoria traz insights para ajudar no processo de contratação no setor com o maior déficit profissional do país

Mais um ano acabou, 2023 já começou, mas alguns desafios permanecem os mesmos ou tendem a ficar mais áridos. No caso das empresas de tecnologia – área com o maior déficit de profissionais do país – preencher todas as vagas com candidatos capacitados e que combinem com os valores da companhia é uma tarefa quase impossível.

“A contratação assertiva é fundamental para o bom desempenho de uma empresa, especialmente porque a rotatividade impacta a produtividade da equipe, que gasta tempo e recursos com treinamento”, diz Alessandra Conti, CHRO e CMO da SIS Consultoria. Segundo a pesquisa Tendências em Tecnologia, realizada durante o Universo TOTVS 2022, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, cerca de 58% dos executivos de TI acreditam que os novos talentos não estão totalmente capacitados para o mercado.

Alessandra preparou três dicas para ajudar na contratação de colaboradores, e evitar prejuízos de tempo e dinheiro. Confira: 

  • Planejamento de vagas 

Uma boa contratação começa com um profundo entendimento da vaga. Só assim, será possível divulgar a vaga da melhor maneira e chegar aos candidatos certos.

Nessa etapa também são definidos os pré-requisitos da vaga, detalhamento das funções, necessidades e desafios que a vaga enfrentará e outras particularidades da vaga e da empresa que precisam ser levadas em consideração.

“Essa fase inicial deve ser feita com muito cuidado. É fundamental ter um anúncio completo, específico e bem direcionado para atrair os melhores candidatos”, afirma Alessandra.

  • Analisar se o perfil dos candidatos e da vaga estão compatíveis com a empresa 

Ao analisar currículos, é preciso estar atento ao perfil dos candidatos logo na primeira triagem para evitar perda de tempo de todos os envolvidos no processo. “Por isso é tão importante descrever corretamente o escopo do trabalho em suas várias dimensões, incluindo as habilidades que o profissional deve ter.  Uma publicação eficiente tem muito mais chances de atrair os talentos adequados”, diz Alessandra. 

Nessa etapa é importante avaliar também a identificação do candidato com o perfil da empresa para evitar rotatividade e insatisfação de todas as partes. E na hora de agendar as entrevistas, seja claro, objetivo e exponha todas as informações necessárias para que o processo aconteça sem surpresas. 

  • Contrate serviços humanizados e especializados em recrutamento

Existem empresas especializadas e com expertise para fazer contratações assertivas, de acordo com a sua necessidade. A SIS, por exemplo, oferece esse tipo de serviço por meio da Tech.Hunting. Com quase 20 anos de experiência no mercado, a empresa entrega, por meio de um serviço humanizado, candidatos aprovados em um prazo de cinco dias úteis. Para isso, combina as melhores ferramentas e práticas de metodologias ágeis para um processo seletivo rápido e assertivo. 


Leia também