Oracle Cloud Infrastructure escolhe a plataforma de aceleração de data center NVIDIA BlueField

CPU NVIDIA
Imagem: Divulgação / NVIDIA

Empresa de hiperescala adiciona DPUs BlueField-3 à sua pilha de rede para descarregar as tarefas de data center das CPUs

A NVIDIA anuncia que a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) selecionou a DPU NVIDIA BlueField-3® como a mais recente adição à sua pilha de rede, oferecendo, aos clientes da OCI, uma poderosa nova opção para descarregar as tarefas dos data centers das CPUs.

A BlueField-3 é a unidade de processamento de dados de terceira geração da NVIDIA que permite às empresas criarem infraestruturas de TI definidas por software e aceleradas por hardware da nuvem até o data center e o edge. Ela melhora o desempenho, a eficiência e a segurança nos data centers, descarregando, acelerando e isolando as cargas de trabalho de infraestrutura, o que liberta os caros núcleos de CPU para executarem aplicações de negócios.

A OCI oferece uma vasta gama de serviços de infraestrutura e plataforma de nuvem para seus clientes criarem e executarem aplicações e serviços em nuvem ou no local. Utilizando o BlueField-3, a OCI está expandindo sua duradoura abordagem de descarregar tarefas de infraestrutura de data center das CPUs.

“A Oracle Cloud Infrastructure oferece, aos clientes empresariais, uma acessibilidade praticamente sem paralelo à infraestrutura de IA e computação científica com o poder de transformar setores”, diz Clay Magouyrk, vice-presidente executivo da Oracle Cloud Infrastructure. “As DPUs NVIDIA BlueField-3 são componentes-chave da nossa estratégia de fornecer a mais inovadora infraestrutura de nuvem sustentável com desempenho extremo.”

BlueField-3 aumenta o desempenho, a eficiência e a segurança do data center

A BlueField-3 é a fundação do plano de controle do data center que fornece serviços de cloud e IA. Testes mostram reduções de consumo de energia de até 24% em servidores usando DPUs NVIDIA BlueField, em comparação com servidores sem as DPUs.

As DPUs suportam conectividade Ethernet e InfiniBand de até 400 gigabits por segundo e oferecem 4x mais poder computacional, até 4x mais rapidez na aceleração de criptografia, 2x mais rapidez no processamento de armazenamento e 4x mais largura de banda de memória, em comparação com a geração anterior da BlueField.

“A unidade de processamento de dados NVIDIA® BlueField® traz uma inovação sem precedentes para os data centers modernos e para as infraestruturas de supercomputação. Esta novidade acelerará ainda mais as empresas que contam com essa tecnologia”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A BlueField também oferece compatibilidade reversa total com a estrutura de software NVIDIA DOCA™. A DOCA equipa os desenvolvedores com recursos avançados de segurança zero-trust, incluindo a capacidade de criarem serviços de cloud mensurados que controlam o acesso aos recursos, validam cada aplicação e usuário, isolam máquinas potencialmente comprometidas e ajudam a proteger dados de vazamentos e roubos. 

Fonte: NVIDIA


Leia também
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]

Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede
Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede

A monetização do 5G, atualmente, é um dos desafios para ampliar a cobertura no país. O setor segue à espera de uma […]