Bard: o novo chatbot de IA do Google

Bard: o novo chatbot de IA do Google
Imagem: Kai Wenzel / Unsplash

Conheça a nova tecnologia de chatbot de IA do Google para atender aos usuários dos EUA e Reino Unido, com mais países e idiomas em breve

Com o objetivo de fornecer uma experiência mais personalizada e eficiente aos seus usuários, o Google anunciou o Bard, um chatbot de IA que concorre com o ChatGPT. O novo chatbot de IA estará disponível para um número limitado de usuários nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, e outros países e idiomas serão disponibilizados ao longo do tempo, de acordo com executivos do Google.

Segundo o especialista em inteligência artificial e Web3, Luciano Mathias – CCO da TRIO, “o Google está implementando algumas barreiras para tentar garantir que as conversas entre os usuários e a IA não saiam do controle, como aconteceu com o Bing há algumas semanas atrás. A empresa disse que limitaria o número de trocas em um diálogo “para tentar manter as interações úteis e dentro do tópico”. No entanto, não limitaria o número de chats diários, disse um porta-voz.

Os benefícios do Bard são muito semelhantes aos de outras IAs generativas, e a vice-presidente do Google disse que o Bard pode aumentar a produtividade dos usuários, acelerar suas ideias e alimentar sua curiosidade. Os usuários podem pedir ao Bard dicas para alcançar seus objetivos, explicações simples de física quântica ou estímulos à criatividade. Agora é necessário acompanhar para entender quem vai vencer a “Corrida das IAs Generativas”. “

 

Abaixo, ele esclarece algumas dúvidas:

Quais são as principais diferenças entre o chatbot de IA do Google e o ChatGPT?

O ChatGPT usa o modelo de linguagem GPT-3 (Generative Pre-Trained Transformer), que é treinado a partir de textos na internet. O ChatGPT usa esse modelo de linguagem para elaborar as respostas de acordo com as consultas do usuário. O conteúdo popular gerado por IA para o ChatGPT pode incluir: código escrito, descrições de produtos, postagens de blog, rascunhos de e-mail, resumos de transcrições, reuniões e podcasts, explicações simples de tópicos complexos, resumos jurídicos, traduções, piadas e memes, postagens de mídias sociais, entre outras coisas.

O Bard extrai respostas da internet e usa o modelo de linguagem LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) do Google. O Bard deve fornecer mais detalhes às perguntas do que às pesquisas do Google. A versão mais leve e segunda do LaMDA usa menos poder de computação, portanto, pode ser dimensionada para mais pessoas usarem e fornecerem feedback. Bard está atualmente em teste apenas nos EUA e no Reino Unido.

O principal objetivo do Bard é recuperar informações em uma resposta simples versus uma página de resultados de um mecanismo de busca, como assistentes digitais como Alexa e Siri, mas com links para os usuários coletarem mais informações. Bard também trabalhará como assistente pessoal e ajudará em tarefas como reservar férias, encontrar hospedagens e ajudar no planejamento de refeições, por exemplo.

Quais são os desafios enfrentados pelo Google ao desenvolver seu próprio chatbot de IA?

No dia 06 de fevereiro, o CEO do Google/Alphabet – Sundar Pichai, fez um post “A message from the CEO” no Google contando um pouco como eles reorientaram a empresa – 6 anos atrás para IA.

Google AI e DeepMind estão avançando de forma radical. O maior desafio no momento é a concorrência, o ChatGPT começou a ser desenvolvido na mesma época, mas não teve o cuidado de “segurar” o lançamento até aprimorar melhor as respostas, coisa que o Google quis fazer.

Tomando em conta que as IAs dobram de tamanho a cada 6 meses (eu ouvi dizer em 3.8 meses no SXSW) os LLM – Large Language Models, têm tomado as mídias de forma também exponencial. Se o Google não se mexesse rapidamente, poderia perder (será que já perdeu?) espaço para os novos protagonistas como o ChatGPT e o Bing (que utiliza o ChatGPT).

Pensando que a atualização do GPT-4 foi lançada na última semana, o Google provavelmente está sentindo uma necessidade de “correr”. Hoje existem diversas ferramentas de outras empresas surfando a onda de IA, em algum momento chegaremos na “Inteligência Artificial Geral” (AGI – Artificial General Intelligence), basta agora saber por qual empresa. 


Leia também
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]

Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede
Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede

A monetização do 5G, atualmente, é um dos desafios para ampliar a cobertura no país. O setor segue à espera de uma […]

Com investimentos bilionários no país, uso de IA para análise de Big Data revoluciona o mercado financeiro
Com investimentos bilionários no país, uso de IA para análise de Big Data revoluciona o mercado financeiro

Empresas do setor têm se destacado ao oferecer soluções inovadoras para aprimorar a experiência do cliente O uso de Inteligência […]