Maior rally do mundo, Sertões 2022 terá frota inteligente e zero emissão de CO2

Fernando Schaeffer, CEO Smart Driving Labs
Imagem:

Edição histórica de 30 anos terá Smart Driving Labs conectando mais uma vez a prova, com dados de desempenho, prevenção e sustentabilidade

O agora maior rally do mundo, o Sertões 2022, que ocorre entre os dias 26 de agosto a 10 de setembro, não poderia deixar de ser tecnológico e sustentável. E isso só é possível com a contribuição das empresas que trabalham com inteligência de dados em tempo real, como a plataforma de monitoramento da Smart Driving Labs, presente pela quarta vez seguida na prova, e que estará nos oito estados contemplados e 14 cidades que a caravana irá passar. 

Além dos veículos de competição, o evento conta com uma frota de aproximadamente 70 veículos Mitsubishi L200 Triton da organização, que circulam com tripulações responsáveis pela área técnica, comunicação, ambiental, staff, dentre outras. A tecnologia de monitoramento e análise de dados instalada nos veículos Mitsubishi L200 Triton irá garantir maior segurança durante os 4.811km de trechos cronometrados. 

Este é o quarto ano da parceria, que permite o monitoramento em tempo real de parâmetros vitais como velocidade média, freadas bruscas, status da bateria e identificar incidentes. E tudo isso, claro, com a garantia do “carbono zero”, iniciativa que começou a ser aplicada na edição passada e vai novamente ser um dos motes da prova deste ano. 

Sertões Carbono Zero 

Em 2021, o Sertões passou a ser Carbono Zero, seguindo tendência de movimento mundial de preservação do planeta, ao assumir o compromisso de neutralizar suas emissões – o que também vai ocorrer em 2022. Os créditos de carbono serão revertidos para projetos ambientais. Na parte técnica, a organização anunciou um plano de metas escalonado até 2025, visando substituir os combustíveis fósseis. 

O projeto iniciado no ano passado terá sua sequência garantida em 2022 e atuará em consonância com a coleta sustentável proporcionada pela plataforma da Smart Driving, que auxilia veículos em desempenho e economia – sempre pensando em sustentabilidade. 

Como funciona 

Diariamente, a plataforma SDL irá realizar a coleta de informações como: velocidade média, números de abastecimentos realizados, litros de diesel consumidos, distância diária percorrida, quantidade de frenagens, acelerações e freadas bruscas, manobras perigosas, informações meteorológicas e inclusive captar dados sobre emissão de dióxido de carbono (CO2). 

Além disso, por meio de sensores presentes no dispositivo, será possível detectar, avaliar e medir incidentes, conforme os dados que serão gerados. As coletas desses dados são armazenadas nos servidores da Amazon Web Services (AWS), permitindo criar diferentes tipos de análises. 

Prêmio Smart Driver 

Para incentivar a condução mais segura, a Smart Driving Labs irá premiar novamente o melhor motorista em cada uma das seis categorias em disputa. Este ano, o valor do prêmio subiu, um estímulo a mais para os participantes. Ao todo, serão distribuídos R$ 30 mil entre os condutores que tiverem a melhor pontuação de condução, diante dos R$ 24 mil de 2021.

A escolha dos ganhadores será feita a partir de relatórios dos dados obtidos ao longo do trajeto, como uso do cinto de segurança, freadas bruscas, aceleração, quantidade de incidentes identificados pela força G proveniente do acelerômetro e, ainda, pelas métricas de engajamento positivo nas redes sociais. 

*Imagem: Fernando Schaeffer, CEO Smart Driving Labs 


Leia também
5 requisitos para uma startup atrair investimentos
5 requisitos para uma startup atrair investimentos

De acordo com especialista, fatores como robustez do planejamento, relacionamento com o ecossistema, propósitos e boa estrutura são essenciais Um […]

Inteligência artificial: vantagens para as startups
Inteligência artificial: vantagens para as startups

IA na startup: automatize tarefas, aprimore a experiência do cliente e tome decisões melhores. Considere desafios e segurança

Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário
Diferente lança aplicativo para aprimorar a experiência do usuário

O serviço líder de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, Diferente, lança aplicativo móvel

Startup inova com tecnologia UV-C para higienização de ambientes
Startup inova com tecnologia UV-C para higienização de ambientes

Saiba como a startup Meister Safe usa energia limpa para criar produtos que protegem a saúde respiratória em ambientes internos.

Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras
Startup baiana utiliza inteligência artificial para diminuir em até 60% os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras

Softwares de gestão de frota corporativa que lançam mão de recursos como a inteligência artificial promovem direção defensiva e controle efetivo do estado de conservação e manutenção dos veículos, mitigando problemas.