Qual curso escolher para iniciar uma carreira no mundo tech?

João Gabriel, especialista em tecnologia
João Gabriel – Imagem: divulgação

O mercado de tecnologia é atualmente um dos setores que apresentam mais vagas para profissionais que já estão no setor, e para os futuros profissionais, e diversos são os estudos que corroboram com esta tendência, como o da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que estima que entre 2024 e 2025, o Brasil precisará de 540 mil profissionais para suprir a lacuna existente na área.

Com tantas vagas disponíveis, e possíveis caminhos a serem trilhados dentro do mundo tech, é normal que os interessados em serem profissionais da área acabem se deparando com uma grande variedade de possibilidades, que por muitas vezes pode acabar causando dúvidas quanto ao próximo passo.

Além do cenário positivo no número de vagas para o futuro, os salários, que são mais altos que a média nacional, tornam-se outro ponto atrativo para aqueles que mesmo sem afinidade com algum ponto em específico do mundo tecnológico, enxergam no mercado uma chance de mudar a vida.

A decisão por um determinado curso dentro do mundo tech pode então ser muito pessoal, mas é importante buscar um equilíbrio entre os desejos pessoais e habilidades que já possui, com o que o mercado procura e habilidades que o profissional pode e deve desenvolver para se manter atualizado no decorrer da carreira.

Diversos são os cursos e consequentemente caminhos que o profissional de tecnologia pode trilhar, mas a definição de uma primeira especialização também não representa algo definitivo, pois como em qualquer área, mudanças são realizadas ao longo da trajetória, mas este fator não diminui a importância do estudo preliminar, por meio de conversas com profissionais e pesquisas sobre faculdades, cursos tecnólogos ou técnicos.

Um dado que pode ser importante na escolha da profissão, pode ser também o de cursos mais procurados, pois este dado mostra um direcionamento de como os futuros profissionais estão se posicionando. De acordo com a Quero Bolsa, site brasileiro de bolsas de estudo para graduação, os cursos de TI mais procurados são Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação.

Pode parecer óbvio, mas o futuro profissional precisa entender, antes de qualquer decisão, que cada área possui sua especificidade. Como por exemplo, cursos de cibersegurança e segurança da informação serem voltados para a segurança digital dos dados, enquanto cursos de UX Design são designados para profissionais que queiram trabalhar diretamente com a experiência do usuário.

É importante ressaltar, que o interessado em entrar no mundo tech pode também optar por um modelo que não seja o tradicional de cursos, que basicamente são aplicados pelas graduações e tecnólogos, mas sim cursos específicos que estão disponíveis na internet. Neste caso, é também crucial que os cursos escolhidos sejam voltados para apenas uma vertente, com a finalidade de que o futuro profissional realmente se especialize em uma área de atuação.

O futuro do mundo tech está atrelado diretamente à capacidade dos novos profissionais que serão desenvolvidos por meio das graduações tradicionais, tecnólogos ou cursos. Por isso, a escolha pelo pontapé na profissão é muito importante, mesmo que não seja algo definitivo, iniciar a carreira de maneira positiva é essencial para continuar na mesma área por muito tempo.

Por João Gabriel, especialista em tecnologia

Autor

João Gabriel é especialista em tecnologia com mais de 15 anos de experiência, além de Top Voice no LinkedIn e conduz o podcast Sem Rota no YouTube.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/joao-gabriel-matuto/


Leia também