Opera entra no ar com ferramentas de IA generativas no navegador de desktop e no Opera GX

IA generativas no navegador de desktop e no Opera GX
Imagem: Divulgação / Opera

Recursos incluem prompts contextuais de IA e integração da barra lateral de serviços populares baseados em GPT, marcando o primeiro estágio do navegador AI da Opera, com planos de passar para o estágio dois com seu próprio mecanismo de IA de navegador em

À medida que as ferramentas generativas de IA continuam a remodelar o cenário digital, a Opera está integrando recursos de IA em seus navegadores de desktop. Lançado hoje na Opera e no Opera GX, estão AI Prompts e integração de barra lateral dos populares serviços baseados em GPT, como ChatGPT e ChatSonic. Os usuários podem explorar as ferramentas AIGC (conteúdo gerado por IA) na Opera e no Opera GX.

“AIGC é um divisor de águas para navegação na web. Nosso objetivo é usar essas tecnologias para dar aos nossos usuários novos superpoderes de navegação – reimaginando como eles aprendem, criam e pesquisam”, disse Joanna Czajka, Product Director na Opera. 

AI Prompts inteligentes e acesso a chatbots populares baseados em GPT

Como parte do primeiro estágio de seu navegador AI, a Opera introduziu prompts inteligentes de IA acessíveis diretamente da barra de endereço ou destacando um elemento de texto em um site. Os usuários podem iniciar conversas rapidamente com serviços de IA generativos para encurtar ou explicar artigos, gerar tweets ou solicitar conteúdo relevante com base no texto destacado. Os AI Prompts são contextuais e evoluirão à medida que a Opera adicionar novos recursos. 

AI Prompts - Opera GX
Divulgação / Opera

 

Além de adicionar AI Prompts, a Opera agora também fornece acesso ao ChatGPT e ChatSonic na barra lateral do navegador. Os usuários agora podem aproveitar essas plataformas populares de IA generativa para geração de ideias, resumos, traduções, itinerários e muito mais. O ChatSonic também permite a geração de imagens.

As ferramentas AIGC da Opera são uma progressão natural para o navegador. Elas seguem o histórico da Opera de dar aos usuários acesso direto às plataformas mais solicitadas da Internet, tais como TikTok, Telegram e WhatsApp. O lançamento de hoje marca o primeiro estágio do navegador AI do Opera – o segundo estágio será construído sobre o próprio mecanismo AI do navegador baseado em GPT da Opera. 

AI Prompts no navegador Opera GX
Divulgação / Opera

 

“A Opera está expandindo ativamente seu programa de IA para AIGC para navegadores, notícias e produtos de jogos por meio de suas próprias soluções e parcerias novas e existentes. Estamos entusiasmados por nossos usuários experimentarem IA generativa com este lançamento. Espere mais inovações de nós”, acrescentou Czajka. 

Começando:

As ferramentas de IA generativas estão disponíveis em acesso antecipado na Opera (Win, Mac, e Linux) e Opera GX (Win e Mac). Para acessar os novos recursos, atualize o navegador Opera ou Opera GX ou baixe-o em www.opera.com. Em seguida, vá para Easy Setup e ative a opção Early Access selecionando “AI Prompts”, o que habilita AI Prompts no navegador UI e serviços de IA na barra lateral. Observe que os usuários devem fazer o login ou se cadastrar para esses serviços separadamente. No Opera GX, os usuários também precisam ter a opção “Early Bird” ativada nas configurações de seu navegador. 

Fonte: Opera


Leia também
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]

ViewSonic lança 2º projetor laser 4K “Projetado para Xbox”
ViewSonic lança 2º projetor laser 4K “Projetado para Xbox”

O projetor LX700-4K oferece alto brilho, taxa de atualização de 240 Hz e tempo de resposta de 4,2ms ViewSonic, fornecedor […]

Motorola lança o Moto g34 5G e o Moto g04 for Business
Motorola lança o Moto g34 5G e o Moto g04 for Business

Aparelhos ampliam o portfólio de produtos voltados para o mercado corporativo e são os primeiros modelos B2B de 2024 A […]

ASUS ROG lança primeiro notebook gamer com IA no Brasil
ASUS ROG lança primeiro notebook gamer com IA no Brasil

O ROG Zephyrus G16 é o primeiro notebook do país a ser equipado com a nova série de processadores Intel […]

NVIDIA lança plataforma de pesquisa em nuvem 6G para avançar nas comunicações sem fio com IA
NVIDIA lança plataforma de pesquisa em nuvem 6G para avançar nas comunicações sem fio com IA

A plataforma de pesquisa em nuvem 6G da NVIDIA capacita os pesquisadores com uma abordagem inovadora para desenvolverem a próxima […]