Como forçar o acesso HTTPS em seu site

Por: Carlos Lima Leitura 2 min 16 Ago, 2018 Desenvolvedor 0 7.556

Olá, tudo bem? Hoje vou ensinar um modo simples e cirúrgico de forçar o seu site a passar para o modo seguro de navegação, usando o protocolo SSL. 

O SSL, como foi dito, é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados. 

Continua após o anúncio

E, por que devo ter o HTTPS em meu URL? O primeiro motivo para se pensar nessa questão, é que o Google vai exigir que os sites estejam em HTTPS. Outro motivo importante, é que seria uma maneira de deixar o seu site um pouco mais seguro. Digo "um pouco mais seguro", simplesmente porque, para ter um site totalmente seguro, vai depender também de outros cuidados. Mas, tendo o HTTPS funcionando corretamente, isso já torna o seu site mais seguro contra possíveis vazamentos de dados no envio de informações para o seu banco de dados como, por exemplo, no envio de um formulário contendo; números de documentos, endereço, telefone, e números do cartão de crédito.

Observação; Para que isso funcione, você precisa já ter instalado o certificado SSL em seu servidor. Se você não sabe como se faz todo o processo de criação de um certificado SSL, entre em contato com o suporte técnico do seu serviço de hospedagem. 

Agora, vamos lá! Para forçar uma URL segura, vamos criar o arquivo .htaccess . Dentro dele, vamos colocar o seguinte código; 

RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteRule ^(.*)$ https://meusite.com/$1 [R,L]

 

Pronto, já temos uma conexão segura! Agora.., vamos proteger esse arquivo?undecided "O seguro morreu de velho", não é mesmo?wink 

Digite esse código também dentro do arquivo .htaccess

<files ~ "^.*\.([Hh][Tt][Aa])">
order allow,deny
deny from all
satisfy all
</files>

 

Veja o código completo 

RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteRule ^(.*)$ https://meusite.com/$1 [R,L]

<files ~ "^.*\.([Hh][Tt][Aa])">
order allow,deny
deny from all
satisfy all
</files>

  

Não querendo parecer clichê, mas, seguindo o protocolo..laughing, mude a URL meusite.com para o endereço do seu site. Envie esse arquivo lá para a sua pasta raiz "public_html".

E aí, gostou? Espero que sim! Curta as nossas redes sociais que estão no topo do blog e compartilhe esse post para o seu amiguinho ou sua amiguinha! smile 

Um forte abraço, até a próxima!

Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


    Nenhum comentário no momento

    Comentar

    *O seu e-mail não será mostrado no comentário

© 2015 - 2022 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ