GitHub atinge a marca de 100 milhões de desenvolvedores na plataforma

GitHub atinge a marca de 100 milhões de desenvolvedores na plataforma
Imagem: Muhammad Salman / Pixabay

Após 16 anos desde sua criação, o GitHub quer continuar aprimorando a experiência para o desenvolvimento de software

Em 2019, o GitHub havia definido a meta de atingir 100 milhões de desenvolvedores usando a plataforma até 2025, mas acabou conseguindo o objetivo dois anos antes. 

“Estamos felizes em compartilhar que agora existem oficialmente mais de 100 milhões de desenvolvedores usando o GitHub para criar, manter e contribuir com projetos de software, o que representa uma grande responsabilidade para nós em continuar colocando os desenvolvedores em primeiro lugar”, afirma Thomas Dohmke, CEO do GitHub.

De acordo com o relatório Octoverse 2022, o Brasil é o terceiro país fora dos EUA com o maior crescimento de usuários na plataforma, registrando mais de 3 milhões de desenvolvedores brasileiros no GitHub, apenas atrás da Índia e da China. Somente no ano passado, mais de 924 mil novos brasileiros entraram no GitHub.

A nova comunidade de desenvolvedores

Desde outubro de 2007, quando a primeira linha de código foi enviada para o GitHub, muita coisa mudou no mundo da programação. Novas linguagens de programação surgiram, junto com novas possibilidades e problemas a serem resolvidos. “O GitHub acompanhou todo esse avanço e quer continuar se aprimorando para proporcionar a melhor experiência para as pessoas desenvolvedoras”, ressalta o CEO da plataforma.

Hoje, a comunidade mudou e cresceu. Os desenvolvedores e desenvolvedoras não são apenas pessoas que criam software para empresas de tecnologia, mas também um grupo cada vez mais diversificado e global de pessoas que trabalham em vários setores, mexendo com código, design e documentos em seu tempo livre, contribuindo para projetos open source, conduzindo pesquisas científicas e muito mais.

Em 2015, quase um terço das pessoas desenvolvedoras registradas no GitHub eram da América do Norte. Hoje, algumas das regiões de crescimento mais rápido estão longe dos EUA, como na América do Sul, Sudeste Asiático e na África, por exemplo. 

Para Thomas Dohmke, essa troca global de ideias está ajudando a democratizar quem é a pessoa desenvolvedora, no que trabalha e onde mora. “Atualmente, desenvolvedores e desenvolvedoras estão escrevendo código, contribuindo com documentação e criando novas soluções para resolver novos problemas a nível global, trabalhando, por exemplo, para criar software para hospitaisprodução de filmes, e até mesmo para a NASA e o projeto PyTorch, que alimenta aplicações de inteligência artificial (IA) e machine learning”. 

Esses profissionais também são pessoas que querem ajudar um ente querido a se comunicar e os membros da família a superar doenças

Construindo a casa para todos os desenvolvedores

O GitHub é a casa de todas as pessoas desenvolvedoras, e está presente no dia a dia desses profissionais desde a criação de pull requests até a capacitação com IA por meio do GitHub Copilot. E, para Dohmke, esse é só o começo. 

“Temos que ir além de apenas fornecer ferramentas, precisamos dar às pessoas desenvolvedoras tudo o que elas precisam para se concentrar em fazer o seu melhor trabalho. Com o GitHub Next, por exemplo, nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento está investigando o futuro do desenvolvimento de software, lançando recursos como Code Brushes e Hey, GitHub!”, afirma o CEO.

O GitHub ainda quer trazer mais pessoas para a tecnologia, ajudando a trabalharem juntas para construir grandes novidades, acelerar o avanço humano e resolver problemas ainda não solucionados pela humanidade. “Quando mais pessoas trabalham juntas e têm tudo o que precisam para dar o melhor de si, coisas incríveis acontecem para todas. Então, vamos construir a partir daqui, juntos”, diz Thomas Dohmke.


Leia também
Linguagens Tech: Como definir a melhor para o negócio?
Linguagens Tech: Como definir a melhor para o negócio?

Veja quais são as quatro principais linguagens de programação utilizadas no mercado atual e o que diferencia cada uma delas […]

GitHub avança na segurança do desenvolvimento de software com a introdução do Code Scanning Autofix
GitHub avança na segurança do desenvolvimento de software com a introdução do Code Scanning Autofix

Novo recurso abrange mais de 90% dos tipos de alerta em JavaScript, TypeScript, Java e Python, que são linguagens de […]

GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos
GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos

Todos os usuários do GitHub Copilot podem programar em linguagem natural com o Copilot Chat sem custo adicional Previamente anunciado […]

Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade
Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade

A CLI (interface de linha de comando) é uma ferramenta poderosa para desenvolvedores, oferecendo flexibilidade e controle

GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis
GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis

Os aplicativos móveis são essenciais no cotidiano, influenciando como trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos. Com o GitHub Mobile, desenvolvedores têm acesso fácil ao código de qualquer lugar