Por que o JavaScript ainda é uma tendência de mercado?

Linguagem de programação JavaScript
Imagem: Freepik

A linguagem de programação JavaScript foi criada durante os anos de 1990, mas ainda segue como uma forte tendência no mercado. Dados do W3Techs indicam que a tecnologia é a mais popular da categoria há oito anos entre desenvolvedores do mundo todo e mais de 96% dos websites a utilizam para front-end, dentre eles gigantes como YouTube e Google. Não à toa, outra pesquisa, desta vez produzida pelo HackerRank, revela que 48% das empresas globais precisam de profissionais que dominem a ferramenta.

Porém, a grande pergunta sobre esses números é: como o recurso se mantém relevante e atual até hoje? Bem, há uma série de motivos, sendo que, no sentido de usabilidade, não há como não ressaltar a sua versatilidade. A linguagem que é baseada em texto está presente em quase todas as páginas de internet e é capaz de criar conteúdos interativos e dinâmicos, como reproduzir uma prévia ao passar o mouse sob um vídeo, uma animação ao rolar para baixo, fazer aparecer um menu e criar atalhos ou uma galeria de fotos.

Por essa razão, é normalmente aplicada em conjunto com outras duas tecnologias muito conhecidas, HTML e CSS, inserida diretamente no código da primeira. Apesar de, sozinhas, as duas linguagens em questão serem o bastante para criar páginas relativamente robustas, toda a experiência do usuário nesses casos fica estática, sem interações com caixas de diálogo ou itens semelhantes, limitando-se ao design geral e layout de um website. Assim, a Javascript chega justamente dando mais agilidade à jornada, gerando formulários, botões de login e gráficos.

No âmbito operacional, ainda vale destacar que a linguagem pode ser usada na própria máquina do cliente, da empresa ou no servidor – nessa última situação, o código será executado em um hosting. Dessa forma, não há uma perda na performance independente do navegador ou dispositivo utilizado, poupando fortes dores de cabeça na correria cotidiana dos desenvolvedores, sem falar no aspecto de adaptação a tarefas complexas, que precisam ser feitas em um espaço curto de tempo.

Tudo bem, a JavaScript possui uma série de benefícios para o dia a dia dos especialistas de TI, mas e para o mercado em si? Em poucas palavras, não só há também muitas vantagens, como fortes expectativas. Toda a fundamentação intuitiva e assertiva da tecnologia fez a linguagem se expandir para outros segmentos que cresceram nos últimos anos. O cenário gamer, por exemplo, é extremamente beneficiado por essa ferramenta, que faz parte do desenvolvimento de diversos produtos da área.

Paralelamente a esse movimento, alguns dos projetos de última geração presentes em ramos tecnológicos absurdamente avançados e populares atualmente, como big data, blockchain, IoT (Internet of Things, ou em português “Internet das Coisas”) e IA (Inteligência Artificial), requisitam times inteiros que possuam entendimento na ferramenta. Atualmente, nesse último tópico o recurso ajuda a criar apresentações com maior rapidez e escrever softwares executados em um sistema embarcado.

Por fim, também poderíamos pensar em todas essas vantagens como aplicáveis a apenas especialistas natos e experientes em JavaScript. Mas não, é exatamente nesse ponto que a linguagem de programação se estabelece por completo como uma ferramenta tecnológica atemporal. Quem busca se aperfeiçoar no tema, pode até mesmo aprender os seus conceitos básicos sozinho, uma vez que são formatos rápidos e práticos para tirar ideias do papel. Com cursos e bootcamps que estão disponíveis atualmente no mercado, essa jornada de desenvolvimento se acelera ainda mais.

Portanto, o fato da linguagem de programação permanecer como uma tendência na área de tecnologia não é um mero acaso. Por um lado, ela é uma porta de entrada rápida para empreendedores iniciantes com ótimas ideias para um aplicativo, ou aspirantes a desenvolvedores de games, poderem reproduzir seus projetos nas empresas. Por outro, é uma via 100% prática e eficiente para aqueles que já são experientes no ramo de TI construírem soluções disruptivas no ambiente digital. É uma junção que, sem a menor sombra de dúvidas, faz o recurso se tornar imprescindível para o meio tech e, dado o seu crescimento causado por novos hábitos sociais, continuará com essa mesma qualidade por muitos anos. 

*Por Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da Ironhack


Leia também
GitHub avança na segurança do desenvolvimento de software com a introdução do Code Scanning Autofix
GitHub avança na segurança do desenvolvimento de software com a introdução do Code Scanning Autofix

Novo recurso abrange mais de 90% dos tipos de alerta em JavaScript, TypeScript, Java e Python, que são linguagens de […]

GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos
GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos

Todos os usuários do GitHub Copilot podem programar em linguagem natural com o Copilot Chat sem custo adicional Previamente anunciado […]

Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade
Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade

A CLI (interface de linha de comando) é uma ferramenta poderosa para desenvolvedores, oferecendo flexibilidade e controle

GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis
GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis

Os aplicativos móveis são essenciais no cotidiano, influenciando como trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos. Com o GitHub Mobile, desenvolvedores têm acesso fácil ao código de qualquer lugar

GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos
GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos

GitHub lança relatórios privados de vulnerabilidade para ajudar pesquisadores e mantenedores a relatar e corrigir vulnerabilidades em repositórios públicos