Geração Blogueiro: Como foi criado o primeiro blog, e o que mudou com o passar do tempo

Por: Carlos Lima Leitura 3 min 10 Dez, 2016 Cotidiano 2 7.133

Como as coisas mudaram com o passar do tempo na blogosfera, não é verdade?!  Blogs cada vez mais intuitivos, e blogueiros(as) a cada dia mais inspirados(as). 

Muitas vezes nós blogueiros nos perguntamos o porquê desse prazer que é blogar. Nós blogueiros, blogamos por entusiasmo por aquilo que mais gostamos, seja ela; tecnologia, moda, arte, entretenimento, entre outros.. 

Você blogueiro(a), já teve a curiosidade de saber como foi criado o primeiro blog? Nós aqui, criando posts e mais posts sem imaginar como tudo começou. Como, e o porquê da existência de um blog.

Continua após o anúncio

O culpado desse nosso vício, foi esse cara aqui, Justin Hall,  ele foi considerado como o “pai dos blogs pessoais”. Justin Hall, nascido em 16 de dezembro de 1974, em Chicago, foi o primeiro a começar a escrever na rede de internet no ano de 1994. 

O seu “site” original até hoje continua no ar links.net . “Site” que por sinal, tinha um layout simplicíssimo, construído praticamente com “HTML bruto”, com pouquíssimo css, ou quase nada. Considerando também, que nessa época, a internet ainda estava engatinhando.

 

E porquê Justin Hall quis ter um “site”? Segundo ele relata, que após navegar pela internet, ele percebeu que quase todos os esboços de publicações na web eram amadores, feitos por pessoas que sabiam usar o HTML, porém, não tinham algo de particular nas publicações. Daí, ele decidiu aprender HTML buscando informações pela internet, para assim, criar o seu próprio site. 

Anos depois, esse sistema de publicação ganhou o termo de weblog por Jorn Barger. E o  termo blog, foi criada por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) na barra lateral de seu blog.

Em seguida vieram outros blogueiros que foram aperfeiçoando, como, por exemplo, em 1997 o programador e empresário Dave Winer. Ele foi o pioneiro na tecnologia de RSS, XML-RPC, OPML e API MetaWeblog, e foi considerado um dos caras mais importantes da história da internet, segundo uma publicação do blog SuperListas . O blog de Dave Winer também permanece ativo, com um layout um pouco mudado, mas com um aspecto “Retro”. Dê uma olhada de como era o blog dele em 1997 scripting.com

 

 

Olhem quantas mudanças tivemos ao longo do tempo. Hoje, temos blogs com layouts responsivos, que se moldam as diversas plataformas. Isso simplifica o nosso modo de acesso, e de leitura. 

Eu cheguei alcançar essa migração dos blogs para a plataforma mobile desde antes, lembro-me exatamente de como eram os layouts disponibilizados pelo Blogger, e Wordpress. No começo dessa migração, eu não vi os layouts 100% responsivos não. Vi alguns com erros de proporção de tamanho, etc. 

Mas hoje, essas plataformas se adaptaram totalmente a tecnologia responsiva. 

 

 

 

Ter um blog  hoje, é de uma importância enorme, ainda mais, sendo esse blog responsivo. 

Especialistas em SEO afirmam que, qualquer empresa que dispõem de serviços na web, deve ter um sistema de blog embutido no seu site. Segundo eles, um site com um serviço de blog deixará o site mais atrativo para os seus clientes e outros usuários da rede. 

Eu só sei, que com um blog, podemos traduzir a nossa filosofia de vida. 

Blogar não é uma obrigação, blogar é mostrar ao mundo de forma digitada, a sua personalidade e capacidade de olhar a vida de um modo diferente. 

Fico por aqui, pessoal, um forte abraço e até mais!

Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


    2 Comentários

  • Muito interessante o post, confesso que mesmo amando blog não parei para pesquisar o inicio de tudo, amei saber como tudo começou.

  • Equipe Falando Tech para Beatriz Ribeiro

    Olá, Beatriz Ribeiro! Fico feliz que tenha gostado do post. Obrigado pelo seu comentário!

  • Nossa.. bem interessante o Post, bom saber um pouco mais sobre como tudo começou, isso nos dá mais motivação para seguir em frente, realmente tivemos uma ótima evolução..

    • Você é suspeita em falar que esse post é interessante, kkkk... Mas obrigado!

    Comentar

    *O seu e-mail não será mostrado no comentário

    © 2015 - 2022 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

    Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ