5 aplicativos que são alternativas ao Twitter

Twitter
Imagem: natanaelginting / Freepik

Com a compra do Twitter, o novo proprietário, Elon Musk, já anuncia mudanças que serão implementadas na rede social. O aumento de 280 caracteres para 4 mil é só o começo. Outra novidade à vista corresponde ao uso de paywall em vídeos e à cobrança do selo de verificado. 

O Twitter conta com mais de 436 milhões de usuários. Parte dessas pessoas não está nada satisfeita com as alterações previstas para acontecer. Para elas, a rede social irá perder sua essência.  

Porém, existem outras plataformas parecidas com o Twitter. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco aplicativos que podem ser alternativas à rede social de Musk. 

1 – App Universo (Android e iOS)  

O aplicativo é a primeira rede social para amantes de leitura e foi lançado recentemente no Brasil para Android e iOS. O app Universo foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e trazer títulos com insights dos escritores. Ainda permite a publicação de textos e compartilhamentos durante todo o processo de criação por qualquer usuário.  

O App Universo conta com um novo recurso que se chama VERSO, esse sistema é um “microblog”, que serve para você escrever seu texto com apenas 160 caracteres. Além dos textos longos, o Universo também é a rede social onde você pode “tuitar” seus textos curtos, exibindo-os no feed.  

2 – Reddit (Android e iOS)  

O Reddit é uma plataforma baseada em fóruns em que os usuários podem engajar diferentes discussões sobre os mais variados assuntos. Ao usar o app pela primeira vez, é possível escolher alguns temas de interesse e participar de comunidades. As publicações devem ser feitas diretamente nesses fóruns. Assim, os usuários podem distribuir votos positivos e negativos para o conteúdo. Caso o impacto seja majoritariamente positivo, o Reddit faz a distribuição para outras pessoas, aumentando o alcance da publicação. 

É possível também seguir usuários e iniciar conversas em bate-papos privados, mas o foco principal do serviço está nas interações das publicações nos fóruns. O Reddit vai ao encontro do sistema Android e iOS, mas só está disponível em inglês, o que pode ser um problema para quem não é fluente no idioma. 

3 – Tumblr (Android e iOS)  

Com 135 milhões de usuários, o Tumblr é uma opção para quem não quer redes sociais gigantes, como Facebook, Instagram ou TikTok. No app, é possível postar textos, fotos, vídeos e áudios no perfil, também chamado pela plataforma de blog. 

O aplicativo do Tumblr é bem-parecido com o Twitter: é possível navegar em um feed e acompanhar os assuntos em alta entre os usuários. A rede social também permite seguir perfis e assuntos, além de enviar mensagens privadas para outras pessoas. 

4 – Koo App (Android e iOS) 

O Koo App é um aplicativo lançado em 2020, na Índia, que pode ser utilizado no mundo todo. A ferramenta ganhou destaque após os rumores do fim do Twitter. O aplicativo indiano conseguiu conquistar muitos usuários devido à facilidade de uso e ao design semelhante à rede social de Elon Musk. 

5 – Plurk (Android e iOS) 

Ainda pouco conhecido, o Plurk funciona com mensagens curtas, assim como o Twitter. A rede social permite que os usuários publiquem até 360 caracteres em cada postagem. Porém, há um diferencial focado em facilitar a expressão. Os verbos utilizados nas postagens aparecem com cores diferentes, como as palavras “amar” e “odiar”. Além disso, ao utilizar o verbo “sussurrar”, o nome do autor da mensagem desaparece para proteger sua identidade.


Leia também
5 motivos para adotar um relógio de ponto digital na sua empresa
5 motivos para adotar um relógio de ponto digital na sua empresa

Com o mundo empresarial em constante evolução, cada vez mais competitivo e com os desafios das rápidas e constantes mudanças […]

Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024

Ator Vincent Martella atendeu ao convite dos fãs brasileiros e do influenciador Peter Jordan para vir pela primeira vez ao […]

Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI
Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI

Estatal inaugura novo capítulo na formação tecnológica em Recife com a oferta de uma disciplina em curso promovido pelo Senac. […]

Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio
Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio

A concessionária que administra o terminal carioca e a Uber inauguram a primeira área para o embarque de passageiros em […]

A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]