O YouTube que quer dizer "Você Tubo", que na gíria seria algo como "Você na Tela", foi fundado em 14 de fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Kadim.
Hurley estudou design na Indiana universidade de Pennsylvania, já Chen e Karin estudaram ciência da computação na universidade de Illinois at Urbana-Champaing.
Os três antes de criar o YouTube trabalhavam na gigantesca PayPal, um dos sites de transferência de fundos mais conhecido no mundo.
Um dia depois o endereço de domínio youtube.com foi registrado, em 15 de fevereiro de 2005. Engraçado que o projeto ainda não tinha saído do papel, já que o site foi desenvolvido meses seguintes, e só teve sua prévia para o público em maio de 2005.
Continua após o anúncio

A plataforma de compartilhamento de vídeo agradou tanto, que em 9 de outubro de 2006, foi anunciada sua venda para o Google por 1,65 bilhões de dólares em ações. Esse tipo de plataforma já era visto com bons olhos para o Google, já que eles tinham criado meses antes da existência do YouTube, o Google Vídeos. Que era uma plataforma que permitia o usuário encontrar quaisquer vídeos, até mesmo em outras plataformas como também o YouTube e concorrentes, como o lendário Yahoo! Vídeos.
Por fim, em 20 de agosto de 2012 houve sua extinção.
Só que praticamente um mês depois da venda do YouTube para o Google, "deu ruim". Isso mesmo, "deu treta"!
A plataforma do YouTube fez tanto sucesso que afetou o site da "Universal Tube & Rollform Equipment", que não tinha nada haver com a plataforma de vídeos e sim com venda de equipamentos industriais.
O problema ocorreu porque, como as inúmeras tentativas de acessos ao YouTube.com, alguns usuários escreviam o endereço do YouTube incorretamente, assim, fizeram com que o site da "Universal Tube & Rollform Equipment" saísse do ar.
Na época, teve até uma ação legal, etc e tals.. por conta disso, mas não houve êxito.
Em 2010, como conexão de internet ainda era lenta(até hoje ainda é lenta), o YouTube teve a brilhante ideia de criar o Jogo da serpente para quem espera o carregamento do vídeo.
Também nesse mesmo ano, o Brasil teve sua primeira "live", com a transmissão de um show sertanejo de três horas de duração. E teve o lançamento do editor de vídeo online.
Desse tempo para cá, muitas coisas mudaram na plataforma. Ajustes foram feitos, e vários Youtubers foram nascendo.
E com o alge do sucesso desses Youtubers, hoje são seguidos por milhares de pessoas.
Não é segredo para ninguém que boa parte dos Youtubers se sustentam por meio da plataforma.
Tá certo que alguns usuários reclamam de uma ou mais coisas sobre a plataforma, já outro enaltece nos elogios.
E você, o que tem a dizer?