Como a transformação digital impactou os e-commerces

Como a transformação digital impactou os e-commerces
Imagem:

A tecnologia demanda que a empresa adote determinados tipos de posturas para que ela se mantenha ativa no mercado. 

Quando o assunto é transformação digital, é tendência a gente achar que se trata de um futuro muito distante ou de roteiros para filmes de ficção científica. Na realidade, esse conceito está mais próximo do que a gente imagina.

O tempo presente sempre será o momento ideal para tratar de assuntos relacionados às novas demandas de mercado. Empresas que almejam visibilidade e reconhecimento precisam estar atentas às oportunidades que não param de surgir.

Um dos setores que mais tem sofrido impacto da transformação digital é o e-commerce. Saiba mais sobre como isso ocorre e de que forma as lojas virtuais direcionam suas atividades diante dessa realidade. 

A jornada em busca da atualização

Diante de tantas informações e dos processos pelos quais as pessoas têm se relacionado com o meio em que vivem, o grande desafio de gestores de lojas virtuais é manter o negócio atualizado e de acordo com o perfil dos consumidores.

Novidades surgem constantemente e nem sempre conseguimos acompanhar tantas exigências e realidades. No entanto, isso nunca poderá ser desculpa para não promover ações que otimizem os fluxos do e-commerce.

É preciso ter total conhecimento e controle acerca dos valores e dos objetivos do seu negócio. Esses dados servem como diretrizes para a tomada de decisões a curto, médio e longo prazo. 

Impactos significativos que merecem atenção

Uma boa forma de saber criar um caminho assertivo para que seu negócio esteja em consonância com as necessidades dos clientes é ter acesso a informações de como a transformação digital tem afetado no dia a dia das lojas virtuais.

A partir de uma análise clínica desses setores, você conseguirá identificar quais soluções são fundamentais e não devem ser ignoradas pelas empresas que atuam nessa área. 

Iniciando: é preciso entender do que se trata a transformação digital

Para se apropriar de um conceito, é necessário saber o que ele significa. Isso serve para todos os aspectos do seu negócio. No contexto do termo transformação digital, é comum que surjam distintas definições.

Não é preciso se preocupar com terminologias específicas. O que você precisa compreender é que o ambiente corporativo é diretamente impactado pelo desenvolvimento tecnológico. 

Inovação é a palavra de ordem

Se estamos notando uma nova dinâmica em todo meio social, não há possibilidade de manter modelos e processos ultrapassados que regem nossa loja virtual. Se voltarmos nossa atenção para o cenário anterior à democratização da internet, vamos nos deparar com a seguinte situação:

As relações comerciais dependiam exclusivamente da presença concomitante do vendedor e do comprador em um determinado espaço físico, num determinado horário. 

Isso quer dizer que a tecnologia da internet implicou na mudança de atitudes para a ampliação do comércio. A atividade dos e-commerces ampliou a possibilidade de compra e venda e garantiu a expansão da empresa.

Mas não é só isso. Com o surgimento de multicanais, redes sociais e outros tipos de plataformas interativas, a transformação digital para lojas virtuais envolve processos muito mais abrangentes. 

Atendimento integrado

Na atualidade, um dos maiores desafios para quem se dedica ao trabalho no modelo e-e-commerce é o investimento em soluções omnichannel. Os clientes estão em muitas redes físicas e virtuais ao mesmo tempo, e muito próximos em adquirir o produto desejado com apenas um click. 

O cliente quer comprar valores

Diante de um mercado competitivo e cheio de possibilidades, o consumidor se depara com várias versões do mesmo produto. Para fazê-lo adquirir o seu e não o do seu concorrente, é preciso criar estratégias e etapas que o direcionem até a finalização da compra.

Para fazer isso, é importante que sua loja virtual se aproxime dos valores do público-alvo e fale diretamente com ele por meio de recursos intimistas e de sedução. Nesse cenário o marketing de conteúdo deve ser um grande aliado da transformação digital. 

Compras personalizadas

Os serviços on demand têm gerado um consumidor cada vez mais exigente e com necessidades muito particulares. Diante disso, é fundamental que lojas virtuais se atentem para a flexibilidade em atender às suas preferências.

Nesse contexto estão inclusas as opções de pagamento, que devem ser amplas e multiplataforma. Além disso, as formas de entrega também devem ser diversas.

Seja por meio de agendamento, retirada em loja física ou frete expresso, é preciso que o cliente sinta que a empresa se preocupa e cria ações que garantem que o produto chegue até ele da forma mais confortável possível. 

Necessidade de estoque e armazenamento de produtos

Não há nada mais desagradável e constrangedor do que oferecer determinado produto ao cliente e não entregá-lo porque ele ficou indisponível. Esse tipo de falha pode fazer com que todo o trabalho de conquista vá por água abaixo.

Embora a gente crie medidas que preveem o fluxo de compradores de determinado item, nem sempre é possível ter controle total da situação e pode ser que a procura seja maior do que a oferta.

Nesses casos, a melhor solução é investir em estoque de produtos que mais são vendidos. No entanto, a grande dúvida é de que forma armazenar e que medidas devem ser tomadas para que os objetos estejam sempre em perfeito estado de conservação.
Sobre isso, a transformação digital também impulsionou a ampliação de outro setor: o self storage. O termo se refere a um tipo de armazenamento que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos.

Nos dias atuais, ele tem sido a solução para gestores de lojas virtuais que necessitam de espaço seguro, prático e versátil para guardar os produtos comercializados.

A grande vantagem é que você pode alugar boxes com medidas que estejam de acordo com as necessidades de estocagem do seu e-commerce. Além disso, é possível ter acesso ao espaço sempre que você precisar.

A contratação desse tipo de atividade já faz parte da rotina de muitos gestores de e-commerce que não perdem a oportunidade de comprar produtos por um preço acessível e os armazenam em um self storage são paulo para o momento oportuno de venda.


Leia também
Pesquisa do CGI.br aponta estabilidade do mercado de provedores de Internet no Brasil
Pesquisa do CGI.br aponta estabilidade do mercado de provedores de Internet no Brasil

A 5ª edição da TIC Provedores, lançada nesta quinta-feira (7) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que […]

Novo recurso do Snapchat ajuda pais a monitorar o conteúdo visto pelos filhos
Novo recurso do Snapchat ajuda pais a monitorar o conteúdo visto pelos filhos

Snapchat agora permite que pais controlem conteúdo que seus filhos adolescentes podem ver na plataforma. Diretrizes de conteúdo também foram lançadas

Crise financeira: O que os brasileiros estão buscando na internet sobre o assunto?
Crise financeira: O que os brasileiros estão buscando na internet sobre o assunto?

Não é novidade que o cenário econômico mundial vem apresentando sinais instáveis há algum tempo. A crescente inflação na Europa, a estagnação na China e a guerra interminável na Ucrânia prevêem reflexos negativos para o Brasil nos próximos anos. A grande

Por que o fim dos ‘cookies’ de terceiros é uma oportunidade única para as operadoras móveis
Por que o fim dos ‘cookies’ de terceiros é uma oportunidade única para as operadoras móveis

Você está procurando um hotel para passar as férias de verão por meio de uma agência de viagens on-line. Depois disso, enquanto navega em vários sites, aparecem anúncios sobre o mesmo ou outros hotéis, passagens aéreas, aluguel de carros etc. Esse é um ti

Confira 3 dicas importantes para comprar com segurança na Black Friday
Confira 3 dicas importantes para comprar com segurança na Black Friday

A Black Friday 2022 acontecerá na última sexta-feira do mês, dia 25 de novembro, e as expectativas de vendas estão altas.  Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), somente o e-commerce pode movimentar R$ 6 bilhões em vendas durante