Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023

Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023
Imagem: Freepik

A computação em nuvem é uma revolução tecnológica que transformou a maneira com a qual as empresas operam. A solução permitiu que as companhias acessassem os aplicativos e serviços mais recentes, reduzindo custos e melhorando o desempenho. À medida que a tecnologia continua a evoluir, espera-se que os avanços mais consideráveis na cloud computing tomem forma em 2023 e sejam ainda mais significativos. 

De segurança e escalabilidade aprimoradas a serviços mais acessíveis e econômicos, a nuvem deve se tornar ainda mais difundida nos próximos anos. Também, podemos esperar avanços em escalabilidade de rede, análise avançada e inteligência artificial (IA) para aumentar ainda mais os recursos dessa ferramenta de armazenamento.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem, ao contrário de um servidor local ou um computador pessoal, usa uma rede de servidores remotos hospedados na Internet para armazenar, gerenciar e processar dados. Ela permite que as empresas acessem aplicativos, dados e recursos armazenados em servidores remotos em vez de em seus discos rígidos, além de possibilitar o aumento ou redução de recursos de computação com rapidez e eficiência, conforme necessário. 

A cloud computing também ajuda com o poder de computação, permitindo um acesso mais amplo do que um servidor local. Com a ferramenta, é possível obter mais de seus dados e aplicativos, além de economizar tempo e dinheiro, conservando um ambiente seguro. Não é à toa que a computação em nuvem está se tornando cada vez mais popular no mundo dos negócios. Com suas muitas vantagens, cada vez mais empresas tendem a recorrer à solução para atender às necessidades de computação.

Avanços na computação em nuvem em 2023

  1. Segurança e escalabilidade aprimoradas

A segurança na nuvem é uma tendência emergente que deve se tornar ainda mais significativa nos próximos anos. Espera-se que novas tecnologias, como autenticação multifator e segurança baseada em inteligência artificial, a tornem mais robusta e escalável. Também, podemos esperar soluções de segurança avançadas projetadas para ambientes de nuvem híbrida, com maior segurança, mais interoperabilidade e proteção de dados internacional. 

Essas melhorias ajudarão as organizações a criar arquiteturas de segurança abrangentes e resilientes, que podem ser dimensionadas rapidamente com a crescente demanda por serviços. A segurança também torna mais fácil e econômico cumprir os regulamentos e proteger os dados, o que provavelmente aumentará sua adoção.

  1. Análise avançada

A análise baseada em nuvem revolucionou a forma com a qual as empresas tomam decisões estratégicas desde a sua criação. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar soluções analíticas mais avançadas, que permitirão que as organizações obtenham insights sobre seus dados ainda mais rapidamente. 

Com uma ênfase crescente em insights em tempo real para machine learning, espera-se que a análise baseada em cloud tenha avanços significativos nos próximos anos. Como resultado, os analistas podem obter informações sobre seus dados com mais rapidez e precisão.

  1. Serviços econômicos

Com relação aos serviços de baixo valor de desenvolvimento, espera-se que os provedores de computação em nuvem invistam em infraestrutura para diminuir os custos dos serviços ofertados e, ao mesmo tempo, forneçam mais recursos e melhor desempenho. Isso tornará a cloud computing, que está se tornando cada vez mais viável para todas as organizações, independente do tamanho, setor ou recursos; mais econômica e acessível do que nunca.

  1. Inteligência Artificial (IA)

Com mais organizações investindo em IA e machine learning, os provedores de computação em nuvem devem otimizar sua infraestrutura para dar suporte a esses avanços, o que provavelmente tornará a solução ainda mais poderosa e valiosa do que é hoje. Espera-se que a cloud computing se torne mais difundida à medida que as organizações usam soluções baseadas em IA.

Algumas possíveis áreas de foco para os avanços da computação em nuvem em 2023 podem incluir o uso crescente de arquiteturas de nuvem híbrida, a expansão dos recursos de edge computing, o crescimento da computação sem servidor e a integração de inteligência artificial e machine learning em uma gama mais ampla de aplicativos e serviços. Esses avanços provavelmente trarão maior eficiência, agilidade e escalabilidade para as organizações, permitindo que elas aproveitem melhor o poder da nuvem para atender às suas necessidades de negócios. 

*Por Enio Moraes, CIO na Semantix


Leia também
Tecnologia de nuvem: cinco passos para uma migração eficiente
Tecnologia de nuvem: cinco passos para uma migração eficiente

A tecnologia de nuvem é essencial para empresas de todos os setores, proporcionando agilidade, eficiência e redução de custos

5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Platform nos negócios, segundo especialista
5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Platform nos negócios, segundo especialista

Google Cloud Platform é uma Infraestrutura confiável e escalável para desenvolvedores criarem aplicações, com serviços de armazenamento, computação e soluções para back-end, desktop e celular

Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos
Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos

As tendências capazes de direcionar o futuro do mercado da tecnologia são sempre discutidas neste período do ano.

A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil
A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

De acordo com estudos produzidos, 60% dos dados corporativos em todo o mundo são armazenados na nuvem, e a porcentagem de organizações engajadas ou interessadas em uma estratégia de nuvem híbrida cresceu de 81% para 93% desde 2017. Estima-se que esse núme

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade
Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

A computação em nuvem não é necessariamente uma nova tecnologia, mas há alguns anos o investimento no setor tem se tornado tendência entre empresas, que passaram a perceber a importância do uso de servidores online ao invés de manter datacenters e servido